segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Folhas Soltas

Hoje abri a minha caixinha...





a caixinha das recordações....





por entre folhas soltas, encontrei o seguinte texto, que alguem um dia me deixou...








"O amigo é aquele que acende o pavio e fica por perto, para o ajudar a recolher os destroços. Somente quando tu te fizeres em mil pedaços, começarás a conhecer todos os cantos escuros, os porões, as esquinas perigosas...


Amigo não é aquele que está sempre ao teu ladi, é aquele que sabe a hora exacta de ir embora. Amigo não é o que chora contigo, é o que recorda os motivos que tens para sorrir.


O amigo não se compadece da tua dor, ajuda-te a crescer com ela.


Amigo não é o que te chame de herói, mas sim o que respeita a tua fragilidade; não é aquele que ouve o que tu dizes, mas sim o que entende o que tu não dizes.


O amigo não está perto, acompanha; não indica o caminho, ampara o teu caminhar; não te ensina a música, canta contigo; não te aprisiona, liberta-te; não ofusca a tua luz, brilha em ti.


É aquele que te faz rir, com o mesmo motivo que te fez chorar; é aquele que te tira do chão e te chama para o alto, reflectindo como um espelho, o teu próprio brilho, para iluminar a tua subida.


É aquele que vela pelas tuas mortes e celebra todos os teus renascimentos.





Quantos amigos conquistamos durante a nossa trajectória na vida? Poucos...muito poucos...Mas..


Quantas pessoas nos puderam chamar de amigo? Poucas, muito poucas...Exigimos tanto, e oferecemos tão pouco. Acreditamos que somos merecedores de todo o amor do mundo, mas não nos sentimos responsáveis pelo amor que o mundo solicita.


Somos seres egoístas, arrogantes e profundamente solitários, que dividem a solidão e a necessidade de compartilhar a vida, com o travesseiro, a mesa do escritório, o banco de um carro bonito, equipado e vazio...


Precisamos compartilhar a vida, contar as histórias do dia, descrever os sonhos estranhos, sentir que não estamos sosinhos...


Mas como é dificil reconhecer a nossa profunda necessidade de sermos acolhidos...


Como é dificil, abrir um espaço no nosso mundo, para dar espaço ao mundo do outro; como é dificil ceder um tempo do nosso tempo, para oferecer ao outro...sem cobranças ou exigências.


Somos amigos quando nos é conveniente, falamos de amor, quando existe risco de perdermos o amor; percebemos a beleza da vida, quando alguma coisa a coloca em risco...Somos prisioneiros das regras que criamos para transformar a vida numa viagem confortável e conveniente.


Só quando nos oferecemos à vida e ao outro, sem esperar nada em troca, além da deliciosa sensação de participar da generosidade do universo, estaremos livres do fardo da solidão".








este texto data 4 de maio de 2006...


hoje voltei a rele-lo...absorvi todas as palavras...não percebi muito bem porque...mas gostei...


li-o ao som de Mariza...o meu ritmo de vida...



3 comentários:

Celinha 007 =) disse...

Pois é... Por vezes temos de ler textos como esses para acordar, para levarmos um abanão e olharmos para a vida com outros olhos. Com os olhos que devemos sempre olhar: Olhos de esperança, de fé, de confiança e de sonhos. É preciso sermos confrontados com certas verdades para tomarmos consciência delas :) E foi isso que fizeste ontem. E foi isso que eu fiz hoje. Eu sei que por vezes sou muito casmurra mas acredita que lá por trás existe muita fragilidade e vontade de ser feliz. Tu sabes como e porquê =) A única coisa que te digo é para leres sempre esse texto quando duvidares: de ti, do mundo, de Deus. As respostas estão aí. Um dia eu perguntei como me poderiam salvar a noite... Responderam-me com um acto, com um sinal... Simplesmente a pessoa teve comigo, riu-se, fez-me rir, foi ela e deixou-me ser eu. No fim disse-me... Gostaste? Eu respondi que sim.. Ela respondeu: Então foi assim que te salvei a noite =) Pode ser que um dia te conte quem foi... Não foi preciso mt. Bastou que eu me tivesse aberto aos outros. Bastou confiar, bastou querer ser feliz. Percebes agora? :P Vive, Sente, Procura, Descobre... Mas encontra a tua felicidade sem porquÊS :P * Luv u!!!

Sights and Smiles disse...

É bom recordar, é bom voltar atras no tempo e relembrar coisas boas (e as vezes faz bem relembrar coisas menos boas... para podermos aprender com elas!)...

Estou viciadissima nessa musica da Mariza... A letra tem aquele toque magico e especial...!
Beijinho :)*

grac_grac disse...

Olá!
Uma mensagem tão simples e tão verdadeira!
As respostas mais verdadeiras por vezes são tão simples...
E não fosse o pormo-nos ao cantinho e era tão simples tb desenvolver as relações q cativámos e ficaram paradas no tempo, ainda q por vezes estejam a viver ao nosso lado.
Ao ler o teu post lembrei-me q uma boa amiga minha minha vive aqui mesmo ao meu lado e já não falo com ela há q tempos...
Um beijinho pra ti e fica bem

Graciete